CPA-IA

Educação e Difusão do Conhecimento (EDC)

O uso da Inteligência Artificial (IA) em diferentes setores da sociedade tem se tornado uma realidade. O relatório Government Artificial Intelligence Readiness 2019 da Oxford Insights coloca o Brasil na 40ª posição em uma classificação com 192 países que aplicam soluções usando IA. No setor industrial, as indústrias que se atualizam rapidamente, por exemplo, usando robôs em suas fábricas, tendem a adicionar trabalhadores no médio prazo, apesar da redução inicial de empregados. Por outro lado, as perdas de emprego na indústria tendem a se concentrar naquelas que fazem essa mudança mais lentamente.

Segundo relatório do Fórum Econômico Mundial, os avanços em IA estão entre as dez tendências que irão impactar positivamente o crescimento dos negócios até 2022. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também destaca, em seu estudo Tendências em Inteligência Artificial na Educação no Período de 2017 a 2030, o papel dos sistemas educacionais e tecnologias baseadas em IA, como MOOCs, sistemas tutores inteligentes e robótica educacional.

Diagrama dos atores do centro de pesquisa aplicada em IA
Figura 1 – Diagrama dos atores do Centro de Pesquisa Aplicada em IA

O EDC busca ser coerente com a proposta do Centro de IA na Indústria, atuando em dois eixos principais:

  • Aproximar projetos de pesquisa dos problemas das indústrias associadas ao centro.
  • Executar atividades de extensão voltadas à educação básica e à formação de pessoal.

Aproximação com a Atividade Industrial

A dimensão de aproximação com a indústria se materializa por meio de projetos de pesquisa vinculados a problemas reais das indústrias parceiras. O objetivo é conectar de forma efetiva os desafios industriais às pesquisas acadêmicas em IA desenvolvidas por universidades parceiras, como o ICMC-USP e o SENAI CIMATEC.

O EDC visa consolidar convênios que aproximem as empresas dos programas de pós-graduação e fomentar a criação de um Mestrado Profissional em Inteligência Artificial. Essa integração permitirá que projetos de mestrado e doutorado se alinhem a demandas industriais, gerando resultados práticos, publicações, patentes e avanços científicos.

Exemplos de parcerias de sucesso incluem o convênio ICMC-CeMEAI com o ISI de Sistemas Embarcados em Florianópolis e projetos conduzidos no PPGMCTI do SENAI CIMATEC, em cooperação direta com empresas e institutos SENAI de Inovação.

Atividades de Extensão

As atividades de extensão do EDC se concentram na educação básica, formação de pessoal e capacitação profissional. Diante do déficit de mão de obra qualificada no Brasil, o núcleo pretende atuar em três frentes:

  • Plataforma virtual para difusão de conceitos de IA.
  • Difusão científica presencial.
  • Cursos direcionados e capacitações técnicas.

A plataforma online será inspirada em iniciativas como o MITx e a EdX, promovendo cursos autoexplicativos e certificados. A difusão presencial incluirá cursos introdutórios em IA voltados para escolas técnicas e programas do SENAI, SESI e parceiros universitários, com foco em robótica, automação e Indústria 4.0.

Além disso, o EDC promoverá feiras científicas, competições e cursos para engenheiros e técnicos, fortalecendo a disseminação da IA no ambiente educacional e industrial.

Experiência dos Participantes

A execução do EDC conta com a sólida experiência de pesquisadores renomados:

  • Profa. Roseli A. F. Romero (ICMC-USP): Coordena o projeto “Descobrindo a Robótica na Pré-Escola” e o curso de capacitação em robótica para professores da rede pública.
  • Prof. Eduardo do Valle Simões (ICMC-USP): Desenvolve o projeto “Laboratório de Robótica Remoto (LRR)” e o “Principia – Robôs na Escola”, voltados à robótica educacional de baixo custo.
  • Profa. Solange Oliveira Resende & Prof. Ricardo M. Marcacini (ICMC-USP): Coordenaram o projeto “Web@cidadania”, voltado à criação de aplicativos sociais com dados abertos.
  • Prof. Seiji Isotani (ICMC-USP): Coordena o projeto “Universal CNPq”, com foco em gamificação e sistemas tutores inteligentes personalizados.

Essas iniciativas demonstram o potencial do EDC em difundir conhecimento, capacitar profissionais e inspirar novas gerações, fortalecendo o ecossistema nacional de IA.

Resultados Esperados

  • Formação técnica: Estruturação de cursos técnicos em IA e robótica aplicados à Indústria 4.0.
  • Formação superior: Criação de graduação e mestrado profissional multi-institucional em IA.
  • Extensão: Cursos práticos de IA voltados a engenheiros e técnicos da indústria.
  • Currículo nacional em IA: Desenvolvimento de uma base curricular compartilhada entre universidades e centros de inovação.